Invisalign e aparelhos tradicionais: conheça as diferenças
Em tempos de redes sociais e fotos a todo instante, é inegável que dentes alinhados e um sorriso harmônico chamam atenção! Mas você sabia que corrigir problemas de alinhamento dos dentes vai muito além de estética, envolvendo questões como mastigação, respiração e sono?
No artigo de hoje, falaremos sobre a importância do uso de aparelhos odontológicos – para estética e saúde – e a diferença entre os tratamentos tradicionais e o moderno Invisalign.
Vamos nessa?
A importância da ortodontia para saúde e bem-estar

Como dissemos, a relevância de um sorriso alinhado vai além de uma questão meramente estética. Veja alguns exemplos:
- Melhora da oclusão: o melhor alinhamento dos dentes aumenta a eficiência mastigatória. Com o encaixe adequado, você mastiga de forma mais eficiente, além de trazer mais longevidade aos dentes e às estruturas que os sustentam.
- Melhora da qualidade do sono: um encaixe errado dos dentes pode levar aos chamados problemas parafuncionais, como o bruxismo, em que o paciente acaba rangendo ou apertando os dentes durante o sono.
- Lesões labiais : problemas como mordida cruzada fazem com que você morda os lábios e a parte interna das bochechas sem querer.
- Corrige e/ou evita problemas na ATM: a chamada “disfunção da articulação temporomandibular” é uma anomalia nas articulações responsáveis pela mastigação. Pode causar dores de cabeça, nos ouvidos e estalos no maxilar, exigindo até mesmo cirurgia corretiva em alguns casos.
- Gengivas e dentes mais saudáveis: com o melhor posicionamento dos dentes, a higienização é mais fácil, rápida e correta.
Que um bom tratamento ortodôntico tem o poder de mudar sua saúde e estética, não há dúvida. Mas e na hora de escolher o tipo de tratamento a fazer, muitas pessoas ficam na dúvida sobre os aparelhos tradicionais e o Invisalign.
Para ajudar a sanar essa dúvida, vamos conhecer as diferenças entre eles adiante.
Veja também: O Invisalign é indicado para mim? Tire suas dúvidas
Como funciona o Invisalign

O Invisalign é um aparelho odontológico discreto, com encaixe perfeito e que traz resultados mais rápidos que os aparelhos tradicionais. O processo do Invisalign é dividido basicamente em três etapas:
Avaliação
O(a) ortodontista especializado(a) nessa tecnologia faz o escaneamento dos dentes do(a) paciente com uso de Scanner Itero , o que possibilita a visualização imediata dos resultados que serão alcançados com o tratamento.
Isso permite a criação de uma estratégia clara e com etapas predefinidas, trazendo muito mais previsibilidade sobre o tratamento, quanto a resultados e prazos , ao contrário do que ocorre com os tratamentos tradicionais.
Planejamento digital tridimensional
Após a avaliação inicial, é aqui que se define a execução do tratamento, inclusive quantas trocas de alinhadores invisíveis serão feitas e em quais momentos.
O software calcula, inclusive, a quantidade de movimentação correta e a mecânica utilizada para a movimentação dos dentes.
Tratamento
Após a impressão das placas com tecnologia 3D, tem início o tratamento. Nessa fase, o paciente terá uma série de alinhadores personalizados e em sequência, que deverá utilizar por um tempo mínimo de 22h diárias.
Esses alinhadores terão datas determinadas para serem trocados, geralmente a cada 10 dias . Com essa tecnologia, é possível que o(a) paciente receba mais de um alinhador, para que ele(a) mesmo(a) possa fazer a troca quando atingir o prazo.
Como funcionam os aparelhos tradicionais

O aparelho ortodôntico tradicional possu i braquetes, fios metálicos e borrachas . O alinhamento é feito a partir de movimentos graduais e ajustes no aparelho, realizados geralmente de forma mensal , sempre em consultório.
O tratamento tende a ser mais longo – às vezes, mais de 5 anos – justamente porque a movimentação dos dentes ocorre de maneira mais lenta , com ajustes feitos conforme a necessidade , e sem a mesma previsibilidade do Invisalign.
Além das questões estéticas provocadas pela estrutura marcante do aparelho em si, esse tipo de tratamento também causa dificuldade na higienização , fazendo com que o usuário muitas vezes evite comer alguns tipos de alimentos (principalmente em público).
Alimentos muito duros também são um risco para os aparelhos tradicionais, pelo risco de quebra da estrutura e a necessidade de buscar o ortodontista imediatamente para consertar.
Veja também: Como os dentes interferem no equilíbrio do rosto?
As diferenças entre as duas opções
Aparelhos Tradicionais | Invisalign | |
Estética | Interferem significativamente na estética | São quase invisíveis |
Tempo de tratamento | O tratamento pode levar vários anos para ser concluído | Os tratamentos são mais ágeis e previsíveis |
Valor | São mais acessíveis. | Têm valor mais elevado devido à alta tecnologia empregada |
Higienização | Mais complexa e demanda materiais específicos. | Por ser removível, permite a higienização normal |
Faixa etária | Pela dificuldade de higienização e chance de ferimentos, não costuma ser indicado para crianças | Por ser mais simples, seguro e removível, pode ser utilizado por crianças |
Molde de gesso (documentação) | Precisa da confecção de moldes de gesso | Tudo feito digitalmente |
Comodidade | Não permite que o paciente retire o aparelho | Aparelho pode ser retirado para refeições e higienização |
Um sorriso alinhado traz não somente beleza, mas também mais saúde ao(à) paciente.
No Art Beauty Center by Geisa Costa, acreditamos que essa combinação seja a chave para uma vida mais feliz e realizada.
Somos referência no cuidado estético e na saúde da pele, corpo e cabelos, e agora também para o sorriso. Ou seja, proporcionamos cuidados completos a nossos(as) pacientes.
Se você está nas cidades de São Paulo ou Uberaba, clique no link abaixo para agendar sua avaliação.
O post Invisalign e aparelhos tradicionais: conheça as diferenças apareceu primeiro em Art Beauty Center.
VEJA OUTROS ARTIGOS DO Blog
Confira outros artigos que selecionamos para você!


