Melasma: o que é, como identificar, causas e tratamentos!
O melasma, as temidas manchas marrons no rosto infelizmente fazem parte da vida de muitas pessoas de cerca de 35% das mulheres brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia .
Mas, afinal, o que é o melasma, suas casas e como identificá-lo?
Apesar de a medicina ainda não ter todas essas respostas, já existem formas bastante eficazes de prevenir e tratar o problema.
No artigo de hoje vamos entender melhor essa alteração dermatológica tão comum e quais cuidados devemos tomar.
Acompanhe!
O que é o melasma e como identificá-lo?
O melasma é uma condição dermatológica que provoca o escurecimento de certas regiões da pele, especialmente bochechas, testa e acima do lábio superior. Essa alteração leva à presença de manchas amarronzadas , de diferentes tamanhos.
Saiba mais: Manchas na pele: o que pode ser e como tratar?
A medicina ainda não tem uma explicação definitiva para a origem (e resolução) do problema, mas sabe-se que é resultado de um desequilíbrio nos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da nossa pele. Esse desequilíbrio leva a uma produção excessiva de pigmentos, que resulta nas manchas.
Diferentemente de outros tipos de manchas marrons, como as causadas por hiperpigmentação inflamatória, queimaduras e sardas, o melasma se apresenta na forma de manchas marrons/acastanhadas de formato irregular, porém concentradas.
Veja também
Fatores de risco do melasma
Embora não haja um motivo que explique exatamente o melasma, os especialistas acreditam hoje que fatores genéticos tenham um peso importante para o surgimento do problema. Conheça os principais:
- Gestações.
- Desequilíbrios hormonais.
- Exposição aos raios solares sem a devida proteção.
- Casos de melasma na família.
- Uso de anticoncepcionais e/ou hormônios.

Vale lembrar que apesar de atingir mais a população feminina, o melasma também ocorre em homens e pode surgir em outras partes do corpo.
Além disso, algumas pesquisas mais recentes apontam para uma possível relação do melasma com problemas vasculares .
Saiba mais
Prevenção e Tratamento do Melasma
Como vimos, ainda não temos uma solução definitiva para o melasma. No entanto, existem maneiras de se prevenir e, caso você esteja sofrendo com as manchas, há tratamentos que ajudam a melhorar seu aspecto.
A seguir, trataremos sobre hábitos e procedimentos que vão te ajudar a reduzir as chances de desenvolver o problema ou melhorar bastante seu impacto na pele.
Veja também:
1. Prevenção
Alguns cuidados diários podem te ajudar significativamente a evitar ou reduzir as chances de surgimento e/ou agravamento do melasma – e de outros problemas, como o câncer de pele .
O mais importante deles é a proteção da pele, como o uso regular de protetores solares ou BB Creams . Para isso, no entanto, é importante que você passe por uma avaliação com dermatologista para receber a indicação mais adequada a seu tipo de pele e grau de exposição solar.
Além disso, usar barreiras físicas contra o sol também ajuda na prevenção ao melasma. Óculos escuros, lenços, chapéus e bonés : tudo vale na hora de se proteger contra os raios UVA e UVB. E, de quebra, você pode dar tons bem charmosos ao seu visual !
E não menos importante: preste atenção aos seus níveis hormonais . Principalmente se você tem histórico de melasma na família ou se está notando manchas marrons irregulares e concentradas, vale a pena visitar o dermatologista.
Se você utiliza anticoncepcionais ou está gestante, é válido conversar com o seu médico e acompanhar os níveis hormonais e/ou as doses de hormônios com frequência.
Leia também
2. Tratamento
O primeiro passo para um tratamento adequado é se consultar com um(a) dermatologista . Após avaliar a sua pele e compreender sua condição, ele(a) vai te indicar o melhor caminho para lidar com as manchas, que podem ser de três tipos:
- Epidérmico : mais superficial, ocorrendo apenas na primeira camada da pele.
- Dérmico : o melasma já atinge camadas mais profundas da pele ( derme ), dificultando o tratamento.
- Misto : tanto a epiderme quanto a derme são afetadas pelo melasma.
Após o diagnóstico, existem tratamentos que podem reduzir bastante a aparência do melasma. Alguns deles são:
- Peelings : pode ser químico, físico ou a laser . A proposta é suavemente desgastar as camadas mais superficiais da pele, estimulando a renovação celular e melhorando a textura da cútis.
- PRP (Plasma Rico em Plaquetas): é um tratamento famoso entre as celebridades. Trata-se da reinserção de plaquetas – retiradas do(a) próprio(a) paciente – na pele, o que estimula a renovação celular e a produção de colágeno.
- Fotona : combina dois lasers e cinco ponteiras para tratar manchas, melasma e cicatrizes. Além de estimular a renovação celular e a produção de colágeno, o Fotona também promove um efeito de Lifting sem cirurgia.
Veja também:
Tratamento para melasma é na Art Beauty Center!
Com as informações deste artigo, você terá muito mais condições de se prevenir ou de tratar da melhor forma o melasma.
Como vimos, apesar de não ter uma solução definitiva, existem formas muito eficazes de prevenir, minimizar ou mesmo de eliminar as manchas. Mas o primeiro passo é sempre a consulta com um(a) dermatologista.
Na Art Beauty Center, acreditamos que beleza e saúde andam lado a lado e que o melhor caminho é contar com profissionais qualificados, personalização no atendimento, tecnologias de ponta e segurança.
Pensando nisso, oferecemos aos(às) nossos(as) pacientes a Academia da Beleza , um conjunto de cuidados contínuos e personalizados que vão revolucionar a maneira como você se cuida do seu rosto, corpo e cabelos.
Agende hoje mesmo uma avaliação e venha conhecer!
O post Melasma: o que é, como identificar, causas e tratamentos! apareceu primeiro em Art Beauty Center.
VEJA OUTROS ARTIGOS DO Blog
Confira outros artigos que selecionamos para você!


